A internet tem “absorvido” todas as atividades humanas em um ritmo acelerado. Tudo o que fazemos é cada vez mais resolvido antes no meio online. E os negócios não ficam fora desse cenário, pelo contrário, são favorecidos pela velocidade e abrangência que conseguem alcançar.

 

Atualmente há uma corrida de empresas e profissionais em busca de uma presença online ativa entregando conteúdo relevante e tentando criar uma audiência que servirá de base para um relacionamento mais próximo com os clientes.

 

Neste artigo vou detalhar os aspectos da consultoria que integra uma empresa ou negócio à internet, como ela funciona, como contratar, pois trata-se de uma dúvida frequente entre empresários que querem levar seus negócios para o meio online.

 

Baseada na tecnologia dos negócios online, a Consultoria em Marketing Digital vem como uma alternativa de suporte às empresas e negócios que queiram atuar ativamente na internet, aproveitando a sua dimensão virtual onde processos de vendas são estruturados para funcionarem de forma automática e personalizada ao cliente 24 horas por dia, 365 dias por ano.

 

É uma tendência irreversível que vêm produzindo resultados cada vez mais expressivos no que diz respeito a aumento de vendas e faturamento em qualquer ramo ou modalidade de negócio.


Como o marketing digital pode ajudar sua empresa a crescer?

 

Para termos uma visão clara de como o marketing online pode favorecer o crescimento da sua empresa, seja ela indústria e comércio, prestadora de serviço ou até você como profissional liberal, vamos dar uma olhada nas 3 fases essenciais de qualquer projeto digital:

 

As 3 Fases de um projeto de marketing digital:

 

1 – Tráfego

 

O tráfego, em outras palavras é o fluxo de pessoas para o seu site, sua página no Facebook, seu canal no Youtube, ou qualquer outra plataforma onde você aparece como empresa ou negócio oferecendo conteúdo. Por isso um plano de geração de tráfego é um dos pilares do marketing online.

 

O tráfego pode ser classificado em:

 

Orgânico: É quando as pessoas encontram sua empresa sem que você tenha comprado anúncios ou feito um impulsionamento de alguma publicação. Você tem tráfego orgânico quando, por exemplo, suas páginas aparecem nos resultados dos mecanismos de busca pela sua qualidade ou também quando alguém compartilha de maneira espontânea alguma publicação da sua página no Facebook.

 

Pago: É quando você contrata algum programa de publicidade online, como por exemplo, o Google AdWords ou Facebook Ads posicionando-se com destaque nos resultados de busca do Google ou aparecendo no feed de notícias das pessoas que estão no Facebook. Pagar por tráfego faz parte de qualquer estratégia de marketing pela internet e há várias modalidades de investimento, cada uma para uma situação diferente.

 

Para ter sucesso na internet é essencial investir em tráfego, seja com anúncios ou mesmo construindo um ativo de visitas orgânicas através de SEO (otimização para mecanismos de busca). Para isso, a consultoria deve apontar as opções que mais se encaixem com o modelo de negócio da empresa.

 

2 – Engajamento

 

O engajamento acontece quando sua empresa já foi encontrada por seu público-alvo e este passa a se interessar mais pelo seu conteúdo, seja um artigo de blog, um video no Youtube, uma publicação no Facebook, etc… O mais importante aqui é que o seu conteúdo seja de valor para as pessoas, e que esteja relacionado com a solução que a sua empresa entrega.

 

Na fase de engajamento é recomendado você usar de alguma estratégia para captar o contato da pessoa para que possa continuar a se relacionar com ela por email, o que irá favorecer a entrega de mais conteúdo relevante, saber melhor o que ela precisa, adaptando, assim suas ofertas ao seu perfil enquanto consumidor.

 

A fase de engajamento é crucial para sua empresa ter sucesso com vendas através da internet, pois é nela que você construirá sua autoridade, gerando confiança e credibilidade à sua marca. Muito conteúdo útil deve ser entregue, valorizando a experiência do seu público gerando valor gratuitamente, apresentando-lhe soluções com sua expertise no ramo.

 

A base de todo discurso de vendas é a autoridade. Quanto mais se constrói autoridade, maior receptividade e reciprocidade você obtém do seu público.

 

3 – Conversão

 

Para que um plano de marketing online funcione bem é preciso estabelecer metas e pontos de conversão, caso contrário não há como avaliar o andamento do projeto e o retorno (ROI) sobre o investimento.

 

A conversão pode ser medida em vários pontos de uma campanha, como por exemplo, o número de visitantes que interagiram em uma página específica do site, o número de cliques em um anúncio e tantas outras metas estabelecidas dentro de um projeto. É o “termômetro” que indica se o marketing está alinhado com a proposta de valor da empresa.

 

A grande vantagem de trabalhar com marketing digital é que todo o projeto é monitorado com base em análise de conversões. O consultor avalia minuciosamente os números de cada campanha para ver em qual ponto precisa melhorar.

 

Por que contratar uma consultoria em Marketing Digital?

 

O modo com que as ferramentas e estratégias do marketing digital influenciam na maneira de fazer negócios é tão avançado que uma grande parte das empresas e empresários ainda se sente perdida em relação a que decisões tomar, como terceirizar e como investir de forma lucrativa em recursos digitais e online.

 

É aí que entra a figura do consultor – que conhece bem os recursos que a internet oferece, entende do comportamento dos usuários, tem uma visão objetiva de negócios online e, acima de tudo, sabe analisar um modelo de negócio e levá-lo do offline para o online com visão estratégica através de processos que envolvem metas e métricas definidas.

 

O universo do marketing digital envolve desde áreas como TI e desenvolvimento até outro extremo como a psicologia do consumidor, passando por táticas de vendas e publicidade online.

 

O objetivo de uma consultoria de marketing digital deve ser sempre o aumento de faturamento e lucratividade através de estratégias e táticas de vendas online.

 


Como funciona uma consultoria de marketing digital?

 

O escopo de um projeto de marketing digital varia de acordo com a situação da empresa que geralmente é analisada antes do fechamento do contrato.

 

Na análise o consultor avalia a presença online da empresa ou negócio observando alguns pontos de maior relevância, para poder traçar um plano de melhorias explorando ao máximo os recursos que a internet oferece.

 

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Em uma análise de presença online, 6 itens são avaliados:

 

 1 – Qualidade do site

 

 

Para que um site tenha condições de gerar negócios para sua empresa, hoje, ele precisa estar dentro de alguns padrões de otimização a fim de que possa receber visitas e convertê-las em clientes.

 

Existe uma série de itens técnicos e estratégicos que precisam ser analisados, entre eles:

 

  • Organização das páginas
  • Velocidade de carregamento
  • Adaptação aos dispositivos móveis
  • Relevância do conteúdo
  • Programação visual
  • Metas do site

 

Todo site de empresa tem que ter uma meta de negócio. E essa meta deve ser monitorada por ferramentas de análise, caso contrário, qualquer estratégia pode resultar em perdas financeiras.

 

2 – Posicionamento nos mecanismos de busca

 

 

Um segundo item a ser avaliado é se sua empresa aparece nos resultados de busca do Google para a maior gama de palavras-chave possível, relacionadas ao seu negócio, claro.

 

A maior e melhor fonte de tráfego para um site ainda é o Google, assim, um dos objetivos principais do seu site é ser listado no Google quando uma busca relacionada ao seu negócio é feita por algum usuário.

 

Os pontos mais importantes que o Google considera, ao listar por ordem de importância os resultados da pesquisa, são:

 

  1. Relevância do conteúdo da página com relação ao termo (palavras-chave) pesquisado
  2. Qualidade do site (vimos acima os detalhes)
  3. Sinais de integração com redes sociais
  4. Conexão (links) com sites de autoridade do mesmo nicho

 

O SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de busca é é uma ciência obrigatória para qualquer projeto de marketing digital. Consiste, basicamente em saber como o Google funciona e como as pessoas se comportam ao pesquisarem na internet para, então, entregar o seu conteúdo de maneira mais estratégica.

 

3 – Presença ativa nas mídias sociais

 

 

A análise de presença online também avalia como sua empresa aparece nas mídias sociais, em especial o Facebook. Ganhar a atenção das pessoas no Facebook não é tão simples, pois o volume de informação rolando na timeline é muito grande, o que acaba dispersando demais a atenção do usuário.

 

Ao mesmo tempo, seria loucura desprezar a oportunidade de explorar a quantidade absurda de pessoas entrando e saindo desse mega-cyber-espaço-social. Pra isso também existem estratégias, mas devem ser aplicadas de maneira profissional e com visão de negócio.

 

Muitos pensam que o número de curtidas define o sucesso de uma empresa no Facebook, o que não é verdade. Já vi muita empresa com milhares de curtidas se queixarem de baixos resultados em vendas. O principal indicador do sucesso em redes sociais, na verdade, é o volume de comentários positivos e compartilhamentos de suas publicações.

 

Para um bom aproveitamento do ambiente social digital, que vá gerar vendas efetivas para o seu negócio, é necessário, antes de tudo uma produção de conteúdo altamente relevante e gratuito oferecida originalmente nos domínios do seu site para depois ser apresentada nas redes à fora.

 

Quando falo presença ativa nas redes sociais, não estou me referindo a anúncios pagos, mas somente a parte orgânica da estratégia. Para lidar com anúncios em redes sociais de forma eficiente, é necessário conhecer o conceito de campanhas de vendas online.

 

 4 – Produção de conteúdo

 

 

 

Outro aspecto importante ao fazer a análise de uma empresa na internet é ver como está a sua produção de conteúdo, essa que é a essência de toda estratégia de vendas no meio online.

 

Uma produção de conteúdo eficiente precisa ser planejada por quem entende de marketing digital, caso contrário os gastos com tempo e dinheiro irão acabar com o ânimo até dos empresários mais persistentes.

 

A consultoria de marketing digital investiga a fundo o modelo de negócio da empresa e também quem é o seu público, seu perfil comportamental e a maneira como toma as decisões.

 

Uma produção de conteúdo deve ser:

 

  • Relavante ao público-alvo
  • De alta qualidade
  • Adaptável a qualquer formato (texto, vídeo, gráfico, etc)
  • Em linguagem simples, rápida e parecida com a do usuário
  • Educativa e prestadora de serviço

 

Toda e qualquer peça de conteúdo feita para sua empresa ou negócio faz parte do que chamamos "funil de vendas". Por isso deve ser estrategicamente implantada e cuidadosamente mensurada para ver se está atingindo os objetivos e metas de conversão.

 

5 – Oferta e proposta de valor

 

 

Um item importantíssimo em uma análise de uma empresa na internet, e talvez deixado de lado por muitos profissionais, é a qualidade da oferta dos produtos ou serviços prestados. A maioria dos sites ainda seguem padrões da mídia offline e exibem páginas como “Quem somos”, “Nossa missão”, “Nossos Valores”… e esquecem da importância de ter uma oferta consistente e de alto valor percebido.

 

Esta é outra característica a ser avaliada em uma presença online – a capacidade de criar um desejo na mente do usuário, principalmente quando sua empresa é encontrada por ele em grandes plataformas como Google e Facebook.

 

Para apresentar uma boa oferta é preciso conhecer bem o perfil do público e também estar "sincronizado" com o seu ciclo de compra.

 

6 – Email marketing

 

 

 

Algo que também precisa ser levado em consideração ao analisar uma presença na internet é se a empresa possui um sistema de captação e relacionamento por email.

 

É certo que um alto volume de tráfego para o site é um ótimo negócio, mas também é certo que a grande maioria das pessoas que entram no seu site pela primeira vez, muito provavelmente não se sentirão motivadas para voltar uma segunda, tal é a quantidade de opções que aparecem ao ir de novo ao Google pra pesquisar sobre o mesmo assunto…

 

Ao captar o contato de um visitante e automaticamente lhe entregar algo de valor, você começa a ter uma lista de contatos com os quais irá se relacionar de forma mais próxima.

 

A partir daí abre-se um caminho amplo para criar múltiplas campanhas de vendas e ainda formatar um sistema de relacionamento (CRM) altamente customizado com seus clientes.

 

Essa maneira de se relacionar é a chave para ter sucesso em suas estratégias online, pois além de saber com quem você está falando, não é mais necessário pagar anúncios para falar com esta pessoa, uma vez que você já tem o contato e a permissão pra falar diretamente com ela.

 

O que acontece depois de ser feita a Análise de Presença Online?

 

 Após essa análise de presença online, é marcada uma reunião presencial ou online (Skype) para a apresentação dos resultados e explicações junto com uma proposta de melhorias que podem ser gerais ou pontuais (de acordo com a recomendação do consultor).

 

Nesta reunião o cliente tem a oportunidade de ver como está a sua empresa na internet, comparada ou não com outras do mesmo segmento e de ser orientado sobre os pontos que precisam ser melhorados para que sua empresa possa de fato aumentar o volume de negócios.

 

O fechamento do contrato pode ser feito na ocasião da apresentação do resultado da análise ou posteriormente, de acordo com a decisão do cliente. A proposta de negócio é feita pelo consultor, que irá informar o preço, prazo de entrega e escopo a ser trabalhado.

 

É comum que o consultor dê orientações sobre o investimento, baseando-se nos números atuais da empresa, para que não comprometa o orçamento nem o bom andamento do projeto.

 

Após formalizado o fechamento do contrato de consultoria, uma nova reunião é feita para alinhar as metas, levantar recursos e definir um cronograma de implementação das etapas do projeto.

 

3 Escopos principais para uma consultoria de marketing digital:

 

Embora há muitas áreas a serem trabalhadas para otimizar e tornar lucrativa a presença de uma empresa na internet, existem 3 fases que devem seguir uma ordem de implementação, para não acontecer falhas nos processos que precisarão ser automatizados mais à frente.

 

São elas:

 

  • Consultoria SEO + Construção de Presença Online Mínima

 

Aqui o foco do projeto é construir ou reformular a presença online da empresa baseando-se em uma pesquisa profunda do tipo de negócio mais o perfil do público para o qual é voltado.

 

A primeira meta é implantar um blog para criar (ou melhorar) a presença da marca ou empresa nos resultados do Google. De acordo com as pesquisas de mercado e de concorrência o consultor criará uma linha editorial para a produção de artigos ou posts com a finalidade de atrair visitas de possíveis clientes ao site da empresa.

 

À medida que vai obtendo um aumento no número de visitas ao site, mês a mês, o consultor pode analisar melhor o comportamento dos usuários através de ferramentas que irão indicar quais otimizações devem ser feitas no site para que suas metas sejam alcançadas.

 

O grande objetivo dessa consultoria é construir um "ativo" de tráfego orgânico para o site da empresa. Com isso, e desde que feito o trabalho certo, obtém-se um ótimo volume de tráfego qualificado e recorrente para o site gerando vendas para o seu negócio e podendo até durar por muitos anos.

 

  • Consultoria Sistema de Vendas Online

 

Neste escopo, o consultor já identificou e resolveu questões elementares de tráfego orgânico e de otimização do site e agora irá implantar um sistema de captação de contatos de pessoas que visitam o site e também daquelas que encontra anúncios no Facebook.

 

É nessa fase que se inicia a estratégia de email marketing propriamente dita pela qual a abordagem com o cliente é mais próxima e objetiva. Aqui também se planeja como será a automação de marketing da empresa.

 

Quando passamos a trabalhar com leads, ou seja, pessoas que se cadastraram na sua lista, podemos servir um "cardápio" mais objetivo de ofertas tanto de conteúdo interessante como de vendas em si. Além de a conversão ser maior, você ainda pode recuperar os leads que não engajaram com a sua oferta enviando novas campanhas com diferentes abordagens.

 

  • Múltiplas Campanhas de Vendas

 

Quando sua empresa já possui um sistema de captação de contatos que funciona de maneira recorrente, todo mês, novas campanhas podem ser criadas para envolver seus leads em um assunto que irá terminar na grande oferta. Cada uma dessas campanhas, uma vez criada, fica rodando automaticamente, podendo ser alternada com outras que já existem.

 

Dessa forma seu negócio tem múltiplas chances de vendas, todo mês, todo dia, o ano inteiro!

 

Toda campanha de vendas é uma estratégia criada para envolver (engajar) os contatos da sua lista em um assunto interessante, diretamente relacionado com sua oferta de venda. O consultor é aquele que irá ajudá-lo a criar o conteúdo estratégico para preparar seus contatos para comprarem de você.

 

Modelos de contrato de consultoria digital:

 

De uma maneira geral, existem dois tipos de contrato de consultoria de marketing digital:

 

Recorrente, onde você contrata o consultor para cuidar das estratégias de marketing do seu negócio ou empresa e paga mês a mês pelos seus serviços;

 

Por implementação de projeto, quando um escopo é fechado com prazo de entrega definido e um preço é combinado para a criação do planejamento e execução, podendo ser pago em parcelas ao longo da implementação do mesmo.

 

Quando escolher um ou outro?

 

Geralmente, após a análise de presença online, o consultor apresenta as primeiras metas e prioridades para que a empresa dê um passo à frente e gere mais vendas. Mas, tudo depende da situação da empresa, ou seja, se ela já tem um site otimizado, se já produz conteúdo, se já trabalha com leads, etc…

 

Por exemplo, se a empresa ainda não tem um site, ou ainda, se o site está muito ruim, é normal que o consultor planeje um novo já com blog otimizado para os mecanismos de busca e pronto para começar a publicar conteúdo. Então ele pode negociar um preço e um prazo para entregar este site.

 

Se, de outro modo, a empresa já possui um site e um blog, mas não está conseguindo visitas qualificadas, nem tão pouco gerar vendas, o consultor pode oferecer um serviço mensal de produção de conteúdo, melhora das ofertas e análise das conversões, fechando um prazo que pode ser de 6 meses ou um ano.

 

 


 

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