5 passos para divulgar sua empresa na internet

Se você já está convencido de que deve divulgar sua empresa na internet atraindo clientes e gerando vendas online, é hora de reunir o conhecimento necessário e tomar as medidas certas para criar sua presença digital.

 

Eu vou listar aqui os 5 passos essenciais para você implantar o marketing digital da sua empresa.

 

1. Definir a sua linha editorial e criar conteúdo

 

Quando falo editorial, me refiro ao conjunto de informações que você publica em nome da sua empresa.

 

A internet é feita basicamente de conteúdo gratuito. Esse foi o elemento que de fato revolucionou a economia no mundo inteiro.

 

Antigamente, as pessoas simplesmente compravam. Hoje, com tantas informações na palma da mão em um ambiente interativo, elas pesquisam, ficam por dentro do assunto, discutem, aprovam (ou não) e, mais tarde, compram.

 

Muitas vezes, até se tornam “fregueses” antes mesmo de ter feito qualquer compra. Apenas por engajar-se em seu conteúdo gratuito, perguntando, comentando e algumas vezes divulgando sua empresa a outras pessoas. Este é o poder do marketing de atração!

 

A estratégia, portanto, de gerar conteúdo relevante ao seu público-alvo é obrigatória para qualquer empresa nos dias de hoje.

 

Todo o conteúdo que você publicar (sendo texto, imagens ou vídeo) deve ser específico da sua área ou segmento. O assunto deve estar diretamente ligado ao tipo de produto ou serviço que você vende.

 

Lembre-se que você estará usando recursos editoriais de produção de conteúdo para divulgar sua empresa na internet, mas sempre com o objetivo único de atrair clientes e gerar vendas.

 

Essa também é a primeira atitude a ser tomada para melhorar a sua posição nos resultados do Google.

 

2. Escolher as mídias certas

 

Há muitas plataformas onde você pode oferecer conteúdo ao seu público, mas são 3 as mais importantes para fazer um trabalho de marketing de conteúdo realmente sério:

 

Blog:

blog empresarial

 

Quando ouvimos falar em blog nos vem em mente um tipo de conteúdo jornalístico, científico ou de opinião, e desprezamos o poder que esse tipo de mídia tem para atrair clientes e gerar vendas.

 

O blog de uma empresa não precisa ter palavras bonitas e de impacto para impressionar o cliente com mil e uma “vantagens” que sua marca oferece.

 

Aliás, esse tipo de comunicação, exaltando a imagem da empresa, além de ser coisa do passado, faz o visitante dar meia-volta e ver outros resultados que o Google apresenta.

 

Um blog comercial deve, antes de tudo, estar preparado para servir o cliente sabendo que ele virá em busca de uma solução em forma de produto ou serviço ou mesmo uma informação importante.

 

E você deve dar estas informações de modo que ele tenha na sua frente justamente aquilo que está procurando.

 

E nestes tempos de marketing de atração, onde o conteúdo gratuito e o relacionamento dão as cartas do jogo, o blog entra como uma excelente opção para divulgar sua empresa na internet de maneira eficiente e moderna.

 

O blog comercial é simplesmente a sede da sua empresa na internet. É o lugar onde os seus clientes são recebidos, se informam sobre as soluções que você oferece, conhecem a sua expertise no assunto, ficam sabendo de dicas importantes que os ajudarão em sua busca, recebem suas ofertas e o mais importante: são atendidos de maneira a serem conduzidos à negociação em um ambiente calmo, seguro, agradável aos olhos, tudo isso sem precisar sair de casa!

 

É preciso que você empresário saiba que o mundo está cada vez mais rápido, automático e online. E que uma boa presença na internet poupa sua empresa de muitos custos, como espaço físico, funcionários contratados, serviços terceirizados, taxas e outras dores de cabeça que poderiam  muito bem ser resolvidas na sua plataforma online.

 

Canal no Youtube:

 

youtube_broadcast_yourself

 

Você lembra do slogan do Youtube? “Broadcast Yourself”. Isso mesmo! O site lhe diz que você tem o poder de difundir ao mundo inteiro a SUA opinião, o seu valor e visão do mundo.

 

Já imaginou, se, em tempos remotos disséssemos a um empresário que ele teria à sua disposição um canal de TV só para divulgar a sua marca, com os produtos e serviços descritos e apresentados tal como na televisão? Ele ficaria maravilhado!

 

Pois hoje isso é totalmente possível e qualquer empresa pode ter seu canal gratuitamente para mostrar ao público tudo aquilo que tem de melhor.

 

Automatização do atendimento!

 

Pense em quanta informação que sua equipe precisa passar para os clientes na hora de atendê-los… Saiba que tudo isso pode estar em seu canal rodando 24 horas por dia, 365 dias por ano… sem pagar nada!

 

Criar vídeos curtos e informativos não requer nenhuma genialidade, basta investir um pouco de tempo para aprender o básico e adotar uma rotina de publicar, pelo menos, um vídeo por semana para ter visitas constantes no canal da sua empresa.

 

Com um mix de 80% de conteúdo útil e 20% de chamadas para ofertas e campanhas você já estará desfrutando de um dos melhores recursos para gerar vendas da atualidade!

 

Fan-page no Facebook:

FRANCE-INTERNET-COMPANY-STOCKS-FACEBOOK

 

Todo mundo tem um perfil no Facebook, não é mesmo? Você já teve aquele sentimento agradável de ver que uma publicação sua teve muitas curtidas, muitos comentários positivos e até compartilhamentos para a rede de amigos de outras pessoas?

 

Agora pense, por que não ter isso como uma estratégia de divulgar o diferencial da sua empresa e de se relacionar com um público que precisa dos seus produtos e serviços?

 

A essência do Facebook é compartilhar coisas interessantes para os amigos, através de compartilhamento e comentários. Considerando que sua empresa tem uma missão (ou pelo menos deveria ter), sua Fan-page tem no mínimo obrigação de gerar muito conteúdo “compartilhável”, não acha?

 

Bom, continuando, vamos ao terceiro passo:

 

3. Adotar uma estratégia de relacionamento

 

Uma vez que você passa a entregar conteúdo relevante ao seu público-alvo, é natural que um “círculo social” se forme em torno do que você apresenta, seja por meio de comentários no seu blog ou canal, e-mails enviados à sua empresa, ou atividades no Facebook.

 

Sendo a sua empresa uma instituição comercial, é importante definir uma estratégia comercial e uma postura adequada para interagir com o público que passa por suas plataformas online.

 

A melhor postura é não ser nem artificial, usando linguagem publicitária, nem muito informal, passando impressões pessoais que não interessam ao seu público. E, claro, sem futilidades, pois o tempo na internet é mais precioso do que se pensa. Tanto você como o seu cliente tem que ter seus objetivos rapidamente cumpridos.

 

Você, ou a pessoa que cuidará de se relacionar com seus clientes terá que manter uma conversa simples, honesta e motivadora, pois sua meta final é conduzi-los ao que você tem de melhor!

 

4. Definir quais as são suas ofertas

 

É bom lembrar que, apesar de ser tão importante gerar conteúdo e manter um constante relacionamento com a sua audiência, o objetivo dessa investida é por em ação o marketing do seu negócio.

 

Para cada produto ou serviço que você oferece, há um caminho que começa na mensagem original falando sobre o assunto e termina com a conversão em compra, pedido de orçamento, agendamento ou qualquer que seja a ação desejada.

 

Quanto mais claro e definido for esse caminho, melhores resultados você obterá em vendas, por isso suas páginas tem que ser bem organizadas na questão de objetividade das informações e também na “navegabilidade”.

 

Trace um plano de conversão para cada uma das suas ofertas e poderá mantê-las online gerando vendas pelo tempo que quiser.

 

5. Configurar sua campanha

 

configurar sua campanha

 

O marketing digital permite que você utilize todo o poder da tecnologia da informação para atrair, interceptar, captar, estabelecer um relacionamento, propor uma oferta de venda e formalizar a transação comercial, seja qual for.

 

É por isso mesmo que se faz necessário conhecer todas as ferramentas e estratégias para poder planejar uma campanha na qual você possa prever o começo, meio e fim, tendo a maior segurança no investimento, medindo cada passo e ajustando o que for preciso, ao longo do processo.

 

Se você não possui tal habilidade é altamente recomendável contratar um profissional competente que poderá lhe apresentar, implantar e gerenciar a melhor ação de marketing para cada caso.

 

Concluindo…

 

Divulgar sua empresa na internet é a principal atitude para retomar o crescimento e voltar a gerar resultados positivos.

 

Segundo dados do Google, as pessoas passam, no mínimo 40% do tempo que usam para pesquisar e comparar produtos e serviços buscando informações na internet.

 

Muitos compram produtos e contratam serviços só pela internet. E essa facilidade que o meio online oferece faz com que essa seja uma tendência bem forte.

 

Traçar um plano de ação rápido e eficiente para que sua empresa tenha uma boa presença online deveria ser sua prioridade, pois essas técnicas de marketing estão sendo rapidamente difundidas – quem ficar de fora dessa onda, terá sérias dificuldades pra aguentar o pique da concorrência!

 

Bom, espero ter sido claro nas dicas, você pode deixar seu comentário abaixo com perguntas ou sugestões. Recomendo que reserve, pelo menos uma hora por dia pra estudar o assunto, e o mais importante, sendo ativo no processo online comentando, perguntando e se preparando para ter uma presença participativa, pois essa é a essência da nova economia digital!

 

Caso queira uma análise objetiva da presença online da sua empresa e ter o acompanhamento necessário para divulgar sua empresa na internet, entre em contato para agendar uma visita à sua empresa.

 

 

Sobre o autor

Duda Kassler

Consultor em Marketing Digital, dedica-se a ajudar as empresas a venderem mais através da internet.

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