google para empresas

Googolize já: Por que sua empresa deve estar 100% alinhada com o Google?

 

Os empresários que buscam soluções para as vendas e o marketing de seu negócio já estão descobrindo que a internet é o meio mais eficiente para atrair e conquistar clientes.

 

Só pelo fato de poder estruturar campanhas automáticas com ferramentas de email marketing já vale todo o investimento na construção de uma boa estrutura online.

 

Mas tenho visto muitas pessoas que, ao usarem a internet para os negócios se limitam a ter uma fan page no Facebook e lutam para receber cada vez mais curtidas. Contratam pessoas para gerenciar suas páginas, publicar conteúdo, mas, passam-se meses e os resultados em vendas – aqueles que realmente importam, não aparecem.

 

A internet é feita de conteúdo gratuito!

 

Se formos analisar do que é feita a internet, esse fenômeno que nos atrai todos os dias para as telas dos computadores e dispositivos móveis, percebemos que o conteúdo informativo é o elemento principal.

 

E as pessoas buscam por tudo o que precisam através do Google, somente porque este foi o primeiro buscador que ofereceu (e continua oferecendo) uma tecnologia insuperável na entrega de resultados.

 

Ok, então temos aí uma grande oportunidade de encontrar possíveis clientes, já que TODO mundo, sem exceção, usa o Google para chegar a um objetivo, seja ele qual for.

 

O Google quer que sua empresa cresca!

 

Sim, o gigante Google presta um grande favor ao mercado porque trabalha minuto a minuto para unir a necessidade do usuário com a sua respectiva solução. Lembra da última vez que você precisou saber ou adquirir algo e correu pro Google?

 

O processo de compra está cada vez mais alinhado com as buscas do Google que, sabendo disso, preparou uma estrutura ótima para todas as empresas e negócios se beneficiarem do seu sistema.

 

Saber como o Google entrega os resultados para uma pesquisa, e também como as pessoas fazem as buscas é vital para você posicionar bem sua empresa ou negócio na internet.

 

As diretrizes básica do marketing feito pela internet são:

 

>> entregue gratuitamente a informação que seus clientes precisam para resolverem seus problemas

 

>> utilize os contatos de email das pessoas que visitam seu site para se relacionar de forma mais personalizada

 

>> ofereça seus produtos e/ou serviços aos seus contatos através de campanhas atraentes e que criam engajamento

 

Pelo que você pode ver, o Google ajuda você a se concentrar na primeira: Entregar informações!

 

Daí a necessidade de você andar de mãos dadas com o gigante.

 

Se você já se convenceu que é bom aproveitar essa “parceria”, veja agora como conectar sua empresa ao Google da melhor forma, conhecendo suas plataformas e serviços:

 

 

Google Meu Negócio

google meu negócio

 

Para quem tem negócio local, a inscrição no Google Meu Negócio é fundamental, pois além de estabelecer uma presença no mapa (Google Maps), você ainda tem direito a uma página gratuita com as informações da sua empresa como Nome, endereço, telefone, além de fotos,  descrição da empresa e link para o seu site.

 

Quando alguém faz uma busca por determinado produto ou serviço, o Google (que já sabe a localização do usuário), entrega, além dos resultados oregânicos, um pequeno mapa e uma lista com as empresas mais próximas que podem satisfazer à sua necessidade:

 

google maps restaurantes santa felicidade

 

Ao fazer a inscrição no Google Meu Negócio, você informa a categoria da sua empresa e também a descrição do seu negócio que esteja alinhada com as palavras-chave utilizadas na busca.

 

Vamos dizer que este é o primeiro passo para um bom posicionamento no Google. Mesmo que seu negócio não seja local, vale à pena você fazer sua ficha no GMN. Para o Google toda a sua presença online é válida.

 

Uma dica muito importante para quem tem negócio local: Informações básicas como Nome (marca) da Empresa, endereço e telefone (de preferência fixo), devem se manter iguais em todos os lugares na internet.

 

O Google rastreia simplesmente tudo o que é publicado na web e, se você publica informações diferentes e confusas sobre a sua empresa, ficará mais difícil para ele entregá-la nos resultados.

 

O cadastro no GMN é relativamente simples e depende de você comprovar sua localização através de solicitação de correspondência do próprio Google ou por verificação via telefone.

 

Reúna algumas fotos boas da fachada e do interior da sua empresa, escolha a categoria mais próxima do seu negócio e faça sua ficha!

Acessar o Google Meu Negócio.

 

Google Adwords

adwords

 

Pra quem já entendeu que o marketing de busca é a porta de entrada para as vendas acontecerem através da internet, há duas opções:

 

Uma orgânica, onde seu site e suas páginas irão aparecer nos resultados comuns, sempre de acordo com a relevância do seu conteúdo, e outra paga, o Google Adwords, onde você garante (mediante um leilão de compra de anúncios) que irá aparecer entre as 4 primeiras posições, as quais o Google reserva para clientes de anúncios.

 

Mas não se engane: mesmo no caso de anúncios pagos a relevância do seu conteúdo é um item fundamental, pois a diretriz básica do Google é entregar o que é relevante ao usuário, mesmo que o resultado seja um anúncio.

 

Para se inscrever no Google Adwords e exibir anúncios você precisa criar uma conta onde terá acesso a uma das maiores e mais sofisticadas ferramentas de marketing digital que existe.

 

Nela você terá tudo o que precisa para planejar, montar e gerenciar seus anúncios e campanhas através de um painel de ferramentas e relatórios que no começo assusta pela sua complexidade, mas que depois conquista pela sua eficiência e capacidade de gerar lucros.

 

O Adwords ficou muito popular entre os profissionais de marketing digital nem tanto pelo seu plano de exibição de anúncios mas por uma ferramenta incluída chamada Planejador de Palavra-chave, que mostra, quais os termos de pesquisa mais usados na internet ou dentro de uma área específica.

 

Através dele você pode planejar melhor o que irá apresentar em seu conteúdo, adaptando sua estratégia à realidade do mercado.

 

Muito indicado para negócios locais e aqueles que ainda não construíram uma presença online através de produção de conteúdo consistente, O Google Adwords oferece uma plataforma de gestão de negócios que, se utilizada de forma consciente e otimizada, o retorno sobre o investimento é acima da média.

 

Mas tenha cuidado ao se aventurar em suas ferramentas e recursos. É necessário um tempo para estudar os fundamentos da Adwords antes de botar qualquer anúncio no ar, para evitar riscos com campanhas que dão prejuízo ao invés de lucros.

 

Se você não quer correr riscos, uma boa saída é contratar uma agência ou um consultor que faça o trabalho, mas sempre analisando se o profissional lhe dá o retorno sobre o investimento desejado.

 

Google Analytics

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Certo, se você decide aumentar as vendas fazendo o uso da internet, deve saber que acompanhar e medir resultados é fundamental. Para isso o Google disponibiliza outra plataforma surpreendente: O Analytics, que te mostra dados sobre os acessos e o comportamento dos visitantes do seu site.

 

O Google Analytics é um serviço gratuito onde você vincula sua propriedade (site) a uma conta onde tem acesso a ferramentas de rastreamento e mensuração nos mínimos detalhes.

 

Saber de onde vêm seus visitantes, qual o seu perfil, que hora do dia estiveram em seu site, quais páginas foram visualizadas, onde clicaram, são recursos básicos do Analytics que também precisa ser estudado antes de ser “pilotado”.

 

O Analytics, como o nome já diz, permite que você analise dados antes de tomar decisões sobre as ações de marketing e também coletar informações sobre o rendimento de suas campanhas.

 

Para conhecer mais sobre essa incrível ferramenta, acesse

https://www.google.com.br/analytics/

 

Google Search Console

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Voltado para webmasters, ou seja, desenvolvedores de sites, mas que pode ser utilizado mesmo por quem não entende de programação, O Search Console é um painel onde você pode monitorar o desempenho do seu site nas buscas do Google e desfrutar de um rico conteúdo sobre otimização para que suas páginas fiquem dentro dos padrões de qualidade.

 

Se você tem um site é importante inscrevê-lo no Search Console ou pedir para que seu webmaster o faça.

 

A organização da informação tanto para o usuário quanto para o Google é fator chave para um bom posicionamento.

 

Dentro da documentação do Search Console (também conhecido como Google Webmasters Tools), você encontra informações preciosas sobre o Google e suas diretrizes, ficando muito mais fácil entender como funciona o motor de busca, adaptando-se às suas exigências, sendo melhor aceito e, consequentemente, tendo o seu site melhor “rankeado”.

 

Veja a documentação do Search Console aqui

 

Outros recursos que o Google oferece

 

Além destas ferramentas essenciais para rodar campanhas de vendas e aquisição de novos clientes na internet, o Google também oferece de forma gratuita plataformas que facilitam sua vida na hora de produzir seu conteúdo e publicá-lo de maneira a impactar o seu público da melhor forma.

 

Google Docs

O Docs é uma suíte de aplicativos tipo Office que você utiliza estando logado em sua conta Google onde tem acesso a editor de texto, planilhas de cálculo, apresentações de slides, formulários de pesquisa e cadastro e todas as ferramentas conhecidas para criação e gerenciamento de documentos, tudo gratuito e com alta qualidade à sua disposição.

 

Estando no Docs, você não precisa se preocupar em salvar seus documentos e de fazer backups, pois tudo é salvo no Drive, outro serviço do Google de armazenamento de arquivos em nuvem.

 

Basta começar a criar e editar que o Docs já salva tudo pra você, sem precisar nenhum comando para isso.

 

Conheça mais o Google Docs aqui:  https://www.google.com/docs/about/

 

Google Hangouts

 

O Hangouts é a ferramenta de video-conferência concorrente direta do Skype, da Microsoft.

 

A vantagem é que o Hangouts pode ser vinculado ao seu canal no Youtube, permitindo que você publique suas conferências em seu canal, abrindo uma possibilidade de divulgação e consolidação da sua marca, agregando muito valor à sua presença na internet.

 

Professores, profissionais liberais, gestores, coachs e uma diversidade de empresários já utilizam o Hangouts para dar suas palestras, apresentarem seus projetos, seus produtos e até mesmo fazer vendas através dessa plataforma surpreendente.

 

Como toda ferramenta, ele requer um estudo das suas funções e recursos antes de ser utilizado.

 

Veja as especificações do Google Hangouts aqui.

 

Youtube

 

Sim, o mais famoso portal de vídeos na internet é também uma ferramenta de marketing fantástica para turbinar a presença online da sua empresa.

 

Ter uma conta no Google já dá acesso a todos os recursos de brodcasting que o Youtube dispõe, incluído edição de vídeos e até transmissões ao vivo.

 

Se você tem condições de produzir vídeos que sejam relevantes para o seu público, onde apresenta conteúdo informativo juntamente com suas ofertas, pode se considerar à frente da sua concorrência, pois não são todas as pessoas que se dispõe a dar esse passo corajoso na expansão da sua presença na internet.

 

Mas, uma vez que você domina as técnicas de produção e publicação, pode então criar vídeos que vendem seus produtos e serviços 24 horas por dia, sem custo nenhum!

 

Considere esta opção, sabendo que o Youtube é um dos 3 sites mais acessados do mundo, junto com o Facebook e o próprio Google.

 

Google Trends

 

Se você já trabalha na escolha de palavras-chave para produzir conteúdo em seu site, pode contar com o Google Trends, um recurso que oferece um relatório das tendências de busca para cada termo ou frase.

 

Dessa forma, podemos conhecer como anda determinados nichos de mercado só por conhecer o volume de buscas feitos com palavras relacionadas ao segmento.

 

Para acessar o Google Trends, clique aqui.

 

A lista é grande, eu sei…

 

A importância e a influência do Google em nossa vida, tanto profissional, nos negócios e mesmo na vida pessoal é inegável e, por ser a maior empresa ativa na internet (muitos dizem que o Facebook é o site mais acessado, mas o domínio do Google vai além dos acesso às suas páginas) é natural que colabore com tantos recursos.

 

E o acesso a tudo isso começa com uma conta no Gmail, um serviço que não foi listado aqui, mas que foi o precursor de todos os outros benefícios que o Google vem criando ao longo dos anos.

 

Com uma conta no Gmail, além de poder utilizar todos os serviços gratuitos Google, você tem acesso a vários outros sites com serviços grátis sem precisar de prévia inscrição, basta ter o seu ID para ser aceito em diversas plataformas.

 

Outra vantagem é que, navegando na internet com o login feito no Google, você pode tornar sua experiência cada vez melhor salvando suas preferências atraindo o que gosta e evitando aquilo que não interessa.

 

O Google “urbanizou” a internet

 

Podemos considerar a evolução da internet em duas fases: antes e depois do Google. Com seu sistema avançado de entrega de resultados, toda a navegação acaba passando pelas suas vias, devidamente “iluminadas e sinalizadas”.

 

O compromisso Google com o usuário é um exemplo de dedicação ao cliente que toda empresa deveria tomar como referência. Esforçar-se para entregar sempre o melhor conteúdo é a missão número um do gigante.

 

“Concentre-se no usuário e tudo mais virá”, diz o primeiro dos 10 fatos em que o Google acredita e pratica, que está declarado em uma das páginas institucionais sobre a empresa.

 

Seguindo estas diretrizes o empresário firma uma tríade de sucesso, de mãos dadas com seu público e apoiado pelos recursos de posicionamento que o buscador oferece.

 

O passo fundamental para sua presença na internet passa, invariavelmente, pelo Google e toda sua estratégia deve ser construída nesse território.

 

Sobre o autor

Duda Kassler

Consultor em Marketing Digital, dedica-se a ajudar as empresas a venderem mais através da internet.

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