Como usar a internet para aumentar as vendas

 

 

Usar a internet para aumentar as vendas é realmente a melhor estratégia para os dias de hoje. É importante que você saiba que, independente do tipo ou tamanho de negócio, é sim possível, através de ações na internet, não só aumentar suas vendas como retomar o crescimento da sua empresa.

 

Você como empresário e dono de negócio já viu que a internet é o novo “território” a ser explorado, mas, assim como a maioria das empresas, ainda está longe de dominar este território.

 

Vamos listar aqui os pontos principais que você deve conhecer para saber como usar a internet para aumentar suas vendas. Quero lhe dizer que existe um método conhecido e consagrado – o marketing digital – e que deve ser seguido sem deixar nenhum detalhe de fora.

 

2 coisas importantes, antes de falarmos sobre o método:

 

Existem dois fatos que afetam a maneira como fazemos marketing hoje em dia e que você precisa ter em mente.

 

Um é que hoje, as pessoas querem saber antes de comprar, e até mais do que isso: elas tentam resolver o problema, se possível, sem comprar nada, apenas com informação gratuita, disponível na internet!

 

Outro, é que a internet, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não é igual a televisão! Cada um vê na sua frente justamente aquilo que está buscando e isso muda toda a forma como faremos publicidade e propaganda daqui pra frente.

 

Quando se trata de fazer marketing para aumentar as vendas usando a internet, muitos empresários cometem o erro de achar que tudo o que uma pessoa vê na tela do seu computador (ou dispositivo móvel) é mostrado também para as outras pessoas, como na TV, e é aí que começa a confusão…

Bom, tendo em mente estes dois fatos, vamos ver como usar a internet de forma eficaz, para atrair clientes e gerar vendas.

 

A busca

 

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Como já vimos acima, a busca é o maior poder que as pessoas têm atualmente. Para todo tipo de problema, milhares de vezes ao dia, pessoas no mundo inteiro recorrem ao Google a fim de encontrar informações que as ajudem nas mais variadas situações e isso inclui, claro, o processo de compra,  de consumo.

 

Para quem tem uma empresa ou negócio, levar isto em consideração é o primeiro passo em direção ao crescimento. Ora, se você sabe que existem pessoas buscando por produtos e serviços no Google, surge a necessidade urgente de ter a sua empresa aparecendo nos resultados de busca, certo?

 

Lembre que o principal motivo para as pessoas buscarem cada vez mais na internet, é que sabem que há muita informação relevante à sua disposição, isso, só na primeira página de resultados…

 

Marketing de conteúdo para atrair clientes

 

“Bom”, você deve estar pensando, “então vou tentar colocar meu site nos primeiros resultados do Google para que as pessoas me encontrem quando buscarem por coisas que minha empresa fornece! Simples assim!”

 

Ok, deixe lhe dizer que este é o primeiro passo, mas não o único. Existem duas metas a serem cumpridas nesta etapa de ter o seu site bem posicionado. A primeira é que ele possa entregar, em suas páginas, exatamente aquilo que a pessoa está buscando naquele momento, do outro lado da cidade, país ou do mundo.

 

A segunda é que este conteúdo que você está entregando, quer seja uma oferta ou apenas uma informação importante, deve ser reconhecido pelo Google como sendo de alta “relevância” para quem faz a busca.

 

Saber otimizar suas páginas procurando agradar não somente o seu público mas ao Google, faz parte da primeira grande ação para vender mais pela internet.

 

Palavras-chave

 

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Mas como será que o Google sabe classificar qual é, ou quais são os melhores sites para entregar nos seus resultados?

 

Bem, essa tecnologia de classificação vem evoluindo desde que o Google apareceu na internet e a única coisa que eu posso dizer a você é que não há outra maneira senão seguir as regras de otimização de conteúdo impostas, ou melhor, desenvolvidas por ele.

 

Mas é importante que você saiba que o Google tem como objetivo entregar a informação mais relevante à busca feita naquele momento. E a única coisa que o Google pode ter como base para avaliar o que as pessoas estão buscando são as palavras-chave.

 

A palavra-chave é simplesmente o objeto do desejo, tanto para quem está buscando algo na internet como para quem, do outro lado, quer entregar este “algo” para a pessoa. Ela é inserida no campo “buscar no Google” sempre com base numa necessidade que se faz presente na mente de uma pessoa.

 

Todo o planejamento de marketing digital para aumentar as vendas, atrair clientes, fidelizar, e tudo mais que seja importante para seu negócio ter um crescimento significativo e sustentável, passa, invariavelmente, pelo estudo das palavras-chave que seu público usa no Google.

 

Segmentação de mercado e posicionamento

 

As palavras-chave usadas pelo seu público-alvo são importantes para podermos encontrá-lo, satisfazê-lo, torná-lo um simpatizante, ou até mais: alguém que irá falar bem de você, adotá-lo como uma autoridade no ramo. E isso é o que toda empresa quer, acredito…

 

Sabendo o que e como as pessoas estão buscando (conheça as várias ferramentas de pesquisa de palavras-chave), temos também uma visão mais nítida do mercado e sua segmentação, como os nichos dentro de cada segmento, (como por exemplo: o nicho “vôlei de praia” está dentro do segmento “vôlei”, da área “esportes”). Quanto mais especificamente definimos nosso nicho de atuação, mais fácil fica a prospecção de clientes e também nossa estratégia de posicionamento dentro do mercado.

 

O outro aspecto muito importante no estudo e planejamento de palavras-chave, é que com isso, você consegue se posicionar para o público exato, e isso significa o fim das dores de cabeça com gastos em publicidade e propaganda. No marketing digital você fala diretamente para quem é o seu alvo!

 

É também através do estudo das palavras-chave que você planejará sua estratégia de marketing de conteúdo, que é o segundo passo, depois de entender como os seus possíveis clientes utilizam a internet para obter o que querem.

 

Expansão da presença online

 

O primeiro grande passo em direção ao aumento de vendas usando a internet é, sem dúvida, construir e expandir constantemente a sua presença online, ou seja a importância, participação e relevância da sua empresa na rede.

 

Há uma relação direta entre a classificação do seu site e a quantidade de conteúdo que você oferece para satisfazer as buscas do seu público. E esse conteúdo, é bom que se saiba de antemão, deve transpassar os domínios do site e ir além, estando presentes nas mais variadas plataformas sociais (mídias) pela web à fora.

 

É importante que você pense em presença online não como páginas do seu site ou primeiras posições no Google, mas como um conteúdo sempre pronto, útil e que as levem até você de onde quer que estejam, se é no Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, abrindo email, etc… na internet o limite só existe quando cai a conexão…rs!

 

A real estratégia (o exemplo dos aeromodelos)

 

aeromodelismo e a estratégia de conteúdo

 

 

A presença online através de um bom conteúdo é fundamental. E saber expandir essa presença também. Agora, você deve estar se perguntando: “Tá, mas o que eu vou oferecer de conteúdo para o meu público, e como isso fará com que eu venda mais?”

Sabemos que apenas oferecer conteúdo interessante para seu público não fará você vender mais, é necessário fazer a ligação do seu conteúdo com sua oferta. Aqui que o negócio começa a ficar quente… veja um caso adiante:

 

Linha editorial – Construindo um funil de vendas através de conteúdo

 

Vamos imaginar uma situação: Você foi com sua família a um evento qualquer, onde havia uma demonstração de aeromodelos e, além dos seus filhos, você também ficou fascinado por aqueles mini-aviões bonitos que voam de verdade, e respondem ao nosso controle.

 

Chegando em casa, e com muita curiosidade de saber se este seria um hobbie interessante, você vai ao Google e faz uma rápida busca utilizando a simples palavra-chave “aeromodelismo” e encontra uma série de resultados com links para diversas páginas sobre os mini-aviões.

 

Digamos que você se interessou mais e mais lendo a respeito e que ficou motivado a adquirir um aeromodelo, especialmente porque encontrou um site que dava todas as dicas sobre o hobbie além de mostrar vários modelos de aviões, suas características, preço e onde comprar.

 

Dentro deste site que você gostou, ainda, havia no início uma janela com um box de captura de email dizendo assim:

 

“Conheça 10 manobras de arrepiar que irão deixar seus amigos de queixo caído” – ou seja, um convite para baixar um ebook gratuito, ensinando como fazer as tais manobras e seus comandos no controle do avião.

 

Você insere o seu email e clica em “enviar”, para receber em sua caixa de entrada o link para baixar o ebook desejado.

 

Após um email de confirmação e o link para download do livro, você continua a receber mais mensagens em nome desse mesmo site que você deixou seu email, agora falando sobre os principais eventos de aeromodelismo no Brasil e como participar e muitas outras dicas quentes sobre o hobbie.

 

Nesse período, você está a procura de um bom “modelo” para começar a brincar, pois não quer gastar muito, uma vez que ainda é inexperiente no assunto.

 

Então, em uma outra mensagem recebida, você é direcionado a um artigo que ensina a escolher o melhor aeromodelo para quem está começando. Você se sente mais seguro recebendo essa mensagem daquele site já conhecido e que já ensinou tanta coisa sobre aeromodelismo, com muito conteúdo bacana…

 

Neste estágio, confiando totalmente na autoridade do site e de seus autores, e louco pra ter logo aquele tão sonhado aviãozinho nas mãos, você faz as contas e resolve comprar um modelo que escolheu em uma loja indicada em um daqueles emails recebidos.

 

Você faz o pedido, realiza o pagamento (cartão de crédito, boleto ou outra forma de pagamento) e recebe o avião em sua casa, feliz da vida, pronto para curtir seu novo hobbie!

 

O marketing de conteúdo em ação!

 

marketing de conteúdo para aumentar as vendas na internet

 

O que acabamos de descrever com essa história é funil de vendas, a principal estratégia do marketing digital, que começa por um encontro mágico entre o buscador e o conteúdo procurado, nos resultados do Google, seguindo para uma captura de email em troca de um conteúdo de alto valor (só que entregado gratuitamente) e uma série de emails entregando muito mais conteúdo de valor para quem fez aquela primeira busca.

 

Note que no primeiro contato nem sequer foi falado em vendas, o objetivo era entregar muito conteúdo para “educar” a pessoa e gerar credibilidade e autoridade à marca (no caso o site) para somente depois apresentar uma oferta.

 

Esse é o poder do marketing de conteúdo – e ele resolve tantas etapas em seu negócio que fica até desleal a concorrência entre uma empresa que adota essa estratégia e uma que não dispõe do mesmo recurso.

 

Sua implementação requer sim muito planejamento e uma vasta produção, mas uma vez que a sua empresa conta com essa plataforma avançada (e totalmente automatizada e online), o fluxo de clientes e fechamento de vendas chega a alcançar níveis impressionantes!

 

Então, na hora de pensar em como usar a internet para aumentar as vendas, lembre-se desta pequena história do aeromodelismo, e como o marketing de conteúdo pode atrair e convencer o seu público a comprar de você com muito mais facilidade!

 

Aliás, você hoje dispõe de muitas plataformas para publicar conteúdo, mas as 3 mais importantes são:

 

  • Youtube (diponibilizar conteúdo em vídeo potencializa demais suas vendas!)

 

  • Facebook (ter o seu conteúdo compartilhado entre as redes intermináveis de amigos não tem preço!)

 

  • Um bom blog de informações úteis e interessantes relacionadas ao seu segmento

 

Cada publicação sua – online – equivale a um colaborador trabalhando gratuitamente para gerar vendas – 24 horas por dia para a sua empresa. Imagine, agora,  você produzindo conteúdo constantemente e poderá ter uma ideia do crescimento sustentável que pode atingir. Você não deveria desprezar esta estratégia por nada!

 

Concluindo

 

Vender através da internet requer planejamento, conhecimento de ferramentas online e produção de conteúdo, o que pode parecer um trabalho impossível, mas com um método na mão, checklists para seguir e botando tudo pra funcionar, você consegue aumentar suas vendas dando um passo à frente da sua concorrência. Pense nisso!

 

Se você precisa de ajuda para implementar um plano de marketing digital em sua empresa, mande-me uma mensagem para obter mais informações. A consultoria de marketing digital pode ser feita via Skype e umas pequenas ações já podem resultar em aumento de faturamento.

 

 

About The Author

Duda Kassler

Consultor em Marketing Digital, dedica-se a ajudar as empresas a crescerem através da internet.

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